terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O resgate de um grande aliado

Tudo que é fundamental para a sobrevivência da nossa espécie vem acompanhado de prazer. O ato alimentar, combustível imprescindível para vivermos a vida, é prazeroso. O ato sexual, através do qual geramos nossos descendentes e perpetuamos a espécie, é prazeroso. A atividade física, que foi um dia, para nossos ancestrais nômades, fundamental para garantir o deslocamento até regiões de melhor caça e pesca, é da mesma forma muito prazerosa.

Todas estas atividades, vitais para a espécie, produzem uma química que podemos chamar de química do bem estar. Portanto, são áreas mais do que legítimas de nossas vidas, que podemos considerar como vitais para nossa felicitação. Comer bem, e com prazer, assim como viver sua sexualidade autorizada e com prazer, é hoje um consenso entre as necessidades do homem moderno, que no entanto acredita poder viver sedentário.

Desligado dos aspectos de sua natureza, negando sua base fisiológica, se imagina feliz quando pode criar um estilo de vida que nada lhe lembre este distante mundo primitivo de seus ancestrais. Como "homem moderno", valoriza o mental, e isto pode chegar ao radicalismo de negar o corpo e sua fisiologia. Quando faz assim, desperdiça um enorme potencial, reservado ao ser humano e suas preciosas possibilidades.

O orgulho de ser uma pessoa muito ocupada, cheia de compromissos, sem tempo a perder e que usufrui de todos os recursos tecnológicos, para justamente "facilitar sua vida", pode ajudar a esquecer de contemplar algumas necessidades fundamentais. Às vezes ser "importante para o mundo", medida essa importância pelas horas que você dedica a ele, pode te levar a esquecer da sua própria importância neste mundo. Cuidando-se melhor, você cuidará de tudo melhor!

O condicionamento físico te habilita a uma saúde vibrante e, de posse desta saúde, tudo que você fizer será feito ainda melhor. Não é justo imaginar que para dar conta de suas responsabilidades e compromissos, o preço a pagar seja esquecer de você mesmo. É bom começar a pensar que o tempo que você se dedica à atividade física não está roubando o tempo de coisas mais importantes. Ao contrário, estará qualificando tudo que você fizer.

Como psicólogo e praticante, sei dos efeitos antidepressivos que uma boa caminhada tem. Além de estar queimando calorias através do exercício aeróbico, você estará produzindo uma poderosa química de prazer, natural e sem contraindicação. As atividades físicas ao ar livre têm um valor extraordinário para o relaxamento e o bem estar, e podem ser responsáveis pelo cansaço benigno, para o qual encontraremos o bom descanso.

Estimulamos a atividade física, em geral, com um mês de cirurgia. Neste momento, sua dieta não é mais tão pobre, quanto foi na fase líquida, e se sentindo mais forte, é justo que você procure ter mais tônus. As caminhadas são indicadas, mesmo que você ainda tenha grande excesso de peso, e com delicadeza, poderá vivê-la como símbolo de um novo tempo de sua vida, mais responsável por você mesmo e pela sua qualidade de vida.

Se você ainda está muito acima do peso, é bom lembrar que no meio aquático você estará com apenas 40% do seu peso, portanto muito mais leve. Foi neste meio que estivemos antes de nascer, ele é acolhedor, e nele podemos ter uma percepção muito especial das fronteiras e limites do nosso corpo. Sempre aconselho aos meus pacientes, que começaram com a hidroginástica, que entre um exercício e outro, prestem atenção na percepção apurada de seus corpos neste meio.

Este contato favorece a uma boa consciência corporal e a percepção das mudanças, que foram tão desejadas. Mesmo no banho este é um bom exercício: deixar que a água escorra pelo seu corpo com sua plena atenção, e poder observar as mudanças. Este contato com a água, mais densa que o ar, promove uma percepção das fronteiras corporais, importante para quem emagreceu e precisa atualizar sua autoimagem corporal.

As técnicas passivas, como massagens relaxantes e a drenagem linfática, através do contato manual, podem oferecer, além das suas indicações específicas, uma boa conexão com o seu corpo, que vive grandes transformações de volume, forma e até do centro de equilíbrio. Tocando-o ou deixando-se tocar, você se reaproxima de seu corpo tirando-o de um exílio de sua consciência e cuidados. Olhar para suas marcas e cicatrizes sem rigor é aproximar-se de um forte e leal aliado de que você dispõe na vida: seu corpo.

É duro ouvir pacientes quase no seu peso ideal se perceberem ainda obesos como antes. E isto por estarem no antigo padrão psicológico de profunda desconexão com o corpo. Pelo fato de a terapêutica cirúrgica ter uma ótima estatística para perda de peso, você poderá aproveitá-la para se tornar mais corajoso e encarar seu corpo sem negação. Olhando para ele com mais carinho, movimentando-o, ele tenderá a retribuir com mais tônus, elasticidade e massa muscular.

O "prazer" do sedentarismo contempla mais nossas depressões do que a nós mesmos. É claro que sabemos que o que é bom para um organismo saudável pode ser letal para um organismo doente e obeso. Isto justifica o fato de você ter ficado tanto tempo sedentário, afinal carregando tantos excessos, era natural que você se afastasse dos desconfortos que a atividade física te proporcionava. Mas agora é bem diferente, e você precisa se redescobrir sem a doença.

A química é boa! Seu organismo a estará produzindo, sem dúvida, e você precisa experimentá-la sem cerimônia, isto te fará muito bem. Se você já foi um atleta, ou mesmo praticou algum esporte, tanto melhor. O momento será de resgate de um elo perdido que, recuperado, te trará ainda mais prazer e satisfação... os resultados te surpreenderão.

Toda e qualquer culpa que você carregue por ter chegado a um corpo obeso não resistirá à reparação de tratá-lo com respeito e dedicação. Encare o fato de que a força reparadora de seu novo posicionamento é enorme, e sem culpas aumentam suas possibilidades de recuperação, por maior abandono que seu corpo tenha vivido.
Não o julgue mal, troque a lente rigorosa e cruel com que você tem se olhado, por outra lente mais delicada e empática. Suas chances aumentarão.

Só com este novo olhar as cicatrizes da obesidade mórbida deixarão de ser feridas abertas, tornando-se marcas corporais da superação de uma grande batalha, e poderão deixar de te constranger. Como dizia minha avó, o que não mata, fortalece, e se a obesidade não te matou, até suas marcas podem ser motivo para seu fortalecimento pessoal, a expressão visível de uma importante auto-superação.
É bom ainda lembrar que ao final de todo este processo você ainda poderá contar com o legítimo recurso da plástica reparadora.

Um comentário: