quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Fase Pastosa: treinando para gourmet

Depois de 15 dias de dieta líquida, e com o estômago já cicatrizado, chegou a hora de viver uma nova fase do seu pós, com a evolução de sua dieta para a consistência pastosa.

Este é, sem dúvida, um bom momento, afinal o período anterior tinha mesmo que passar, com sua restrição alimentar tão radical. Encerrada a fase cicatricial, estaremos ingressando no início do processo de reeducação alimentar.

Os importantes primeiros passos da reeducação alimentar do pós, serão dados nesta fase.

É comum que a fome fisiológica (lembra da produção de grelina?) não tenha voltado ainda. Mesmo assim, depois de 15 dias de líquidos, é natural que você sinta vontade de comer e principalmente de mastigar. Isto te aproxima de uma normalidade inviável na fase líquida.

Acolha sua vontade de comer. Isto definitivamente não representa uma "cabeça de gordo" - ao contrário, significa que você atravessou a fase líquida sem se deprimir e com vontade de viver... saudável sem a obesidade. A vontade de comer é uma expressão legítima de quem não perdeu a vontade de viver, e sabe que comer é uma fonte fundamental de energia e vida.

Mesmo que a fome tenha voltado - para alguns ela só retorna mais na frente - mesmo que isto já tenha acontecido, você verá que se trata de uma "fome civilizada"e que não precisa ser temida.
Esta fome pode ser vivida com inédita serenidade e proporcionar um novo prazer: sentir a saciedade precoce e o indescritível estou satisfeito!

A fase pastosa do pós favorece o início de uma delicadeza alimentar que fará contraponto ao padrão alimentar anterior, quando os sabores serão notados com nuances inimagináveis para quem vinha se alimentando nervosamente em quantidades hiperfágicas de alimentos. Esta delicadeza te aproximará dos gourmets e do seu prazer à mesa. Experimente!

Esta fase pode ser aproveitada para se rever preferências e fazer novas descobertas sobre você mesmo. Não se confunda com a doença, você ficará melhor sem ela, e para isso é importante estar aberto para o novo, já que o velho e conhecido padrão também te trouxe sofrimento e uma doença crônica extremamente perversa.

O prazer de comer passará por uma transformação compulsória. Deixará de ser gerado pela quantidade de comida - desista disto e também da forma "poderosa" (posso comer como ninguém) de se alimentar. Essa vaidade pode ser substituída por outra. O prazer não virá mais de alimentar um transgressor, que não suporta limites, e se apodera de você enquanto come, te deixando só e culpado no desconforto da digestão dfícil.

O prazer, agora, passa pela delicadeza com que você se trata, e ao alimento que te sustenta. Passa pelos sabores (descubra-os!); depois disto os óleos das frituras poderão lhe parecer diesel. Abra-se para esta nova realidade, você poderá tornar-se criterioso e seletivo com os alimentos, agora é possível. Isto terá repercussão na sua vida de forma muito ampla, transcendendo a esfera alimentar.

É bonito ouvir relatos com relação ao primeiro "Cream Craker com queijo cottage" ou do prazer do primeiro "Minas" ou ainda do sabor do "Maizena com geléia light" e mesmo das Sopas de Legumes, agora dignas deste nome. São relatos que falam de descobertas e de um aprendizado característicos das crianças ou de um candidato a gourmet, curioso com os sabores e autorizado a apreciá-los.

Se isto estiver acontecendo com você, a fase pastosa vivida como um laboratório de novo comportamento alimentar, parabéns!!! Porque assim você estará se habilitando para ingressar na nova fase sólida com uma boa consciência e capaz de evitar sofrimentos. A fase que se aproxima terá novas exigências: a mastigação será necessária.

Com serenidade e calma você chega lá, e quando chegar, saberá o quanto dependeram de você os resultados deste projeto vitorioso de superação da obesidade mórbida.

Um comentário:

  1. Meus queridos amigos, aqui vai uma experiência de vivencia deste processo que passou por todas as fazes de alimentação, concordo plenamente com as colocações feitas por nosso amigo querido Dr. Arruda, mas também é sempre valida umas dicas e me lembro de uma que ele mesmo colocou para mim antes mesmo de começar o processo do pós cirúrgico, ou seja isso me ajudou em todas asa fases.
    Que foi de em cada garfada ou colherada ou alimentos que fosse ingerir, procurasse saborear bem o alimento, quero dizer, perceber o sabor do que estaria ingerindo, ai vocês me perguntam como fazer isso nas fases? Olha é simples , na fase liquida, eu simplesmente ao ingerir o liquido, não engolia diretamente, deixava repousar um pequeno tempo para perceber o paladar, e isso fiz em todo o processo sempre que ingeria algo sempre procurava sentir o paladar dos alimentos que ingeria, e sabe de uma acabei agregando novos alimentos, que antes nem faziam parte de do meu cardápio, e hoje posso dizer que sou um ótimo gourmet do meu estomago.

    Há ia me esquecendo, hoje não tenho fome e sim apetite quendo me da aquela vontade me alimentar.

    BJS a todos e sucesso e um feliz novo ano

    Eduardo Engemann

    ResponderExcluir