sábado, 5 de dezembro de 2009

Fase líquida: missão impossível?


O momento mais drástico e radical da gastroplastia é o período em que o estômago reduzido ainda não cicatrizou, e só pode receber o alimento na consistência líquida. O risco de qualquer ingesta, fora do líquido, é de forçar sobre os pontos, ocorrendo um vazamento deste conteúdo. Um pequeno vazamento é um grande problema, que chamamos de fístula.

Mesmo depois que a conduta cirúrgica incluiu a sutura de todo o estômago, reforçando os grampos que são aplicados pelo mesmo instrumento que corta*; mesmo depois disto, não é possível negociar, com um candidato à cirurgia, menos de 15/20 dias de dieta líquida e... é líquida mesmo!

* Este novo protocolo adotada pela equipe torna a cirurgia mais segura e protegida de fístulas.

O alimento salgado, por exemplo, é o caldo líquido onde foram cozinhados os legumes - sem os legumes, é claro. Já a água de coco tem um lugar de honra neste cardápio, e pode congelada, aplacar a vontade de mastigação desta fase líquida, os isotônicos também fazem parte desta dieta.

Mas como é possível um obeso mórbido suportar 15 ou 20 dias de alimentos líquidos? ( Dependendo da cirurgia realizada, e o tempo cicatricial de cada uma delas. Bypass 15 dias e Sleeve 20 dias por ter uma área cicatricial maior). Logo ele, que gosta tanto de comer? Não precisa ser um glutão para reconhecer que é uma ingesta incomum, até comparada com as dietas mais radicais, pelo seu baixo valor energético. Então será uma missão impossível? O que torna este projeto realizável?

Seu estômago, recém operado nos primeiros 15/20 dias, considerará como tarefa principal a cicatrização, deixando de realizar uma de suas importantes responsabilidades, que é informar ao cérebro que precisamos nos reabastecer de energia, quando o estômago esvazia. Esta tarefa ele realiza produzindo grelina, o hormônio da fome. Neste período sua prioridade será produzir enzimas de cicatrização em detrimento do hormônio. Então, este período é de fome zero, pelo menos no que diz respeito a produção de grelina, a fome fisiológica que informa a necessidade de se repor energia, e que é diferente da outra fome, relacionada à vontade de comer.

Mesmo sem a produção de grelina, você pode ter muita vontade de comer, principalmente para aquele que viveu a compulsão alimentar como um sintoma tão íntimo que confundiu como sendo seu hábito alimentar. Mas mesmo estes, que sofreram deste transtono alimentar, podem atravessar a fase líquida de um novo lugar... sem fome.

Esta experiência fisiológica inédita, não produzir grelina, associado à tomada de consciência de que o velho padrão alimentava excessos e sofrimentos, pode facilitar um posicionamento emocional também inédito de serenidade diante do alimento, pacificando sua relação com a comida, conhecendo a saciedade precoce.

Estes 15/20 dias de líquida têm a função psicológica de te afastar do padrão alimentar anterior, deixando claro que há vida fora da voracidade por quantidade de comida. Um projeto onde a estatística está a seu favor, com bons resultados. Para quem, até ontem, era como você, pode surgir uma motivação para viver esta fase aceitando as condições mais difíceis como um treino.

Agora, enquanto estiver vivendo este momento, verifique se você não está tomando a pior parte, quando o projeto é mais restritivo, pelo todo. Este primeiro momento inegociável, passa. Não foi para isso que você fez a cirurgia, não foi para tomar líquido no copinho, o preço seria muito caro. É daí que se parte... não é aonde se chega. E se você não estiver certo disso, poderá se arrepender de ter operado enquanto estiver vivendo esta fase.

Com 15/20 dias uma ótima notícia: seu estomaguinho cicatrizou, já não é mais um órgão que possa vazar o conteúdo. Ele está fechado com uma porta de entrada e outra de saída, e suas paredes não são frágeis, trata-se de um músculo muito resistente, feito para não vazar. Os microgrampos e a linha de sutura não estão tendo mais função, e serão absorvidos pelo órgão.

Mesmo sem ser frágil, o órgão é imaturo, e antes de digerir o sólido, passará pela fase pastosa. Este é um momento gratificante, na medida em que você já viu os primeiros resultados do emagrecimento, por um lado, e por outro vê sua capacidade digestiva evoluir. Nesta fase, as sopas ficam gostosas com legumes batidos, os purês e souflês também, e a estrela deste cardápio, o cream cracker, que é sólido, mas com a mastigação chega pastoso no estomaguinho.

É comum, na entrada do alimento pastoso, o paciente se sentir bem, com a clara impressão de que o pior já passou. Este é um momento de delicadeza com seu estômago, e que pode inaugurar um novo momento de bons tratos com você mesmo... uma hora propícia para, por exemplo, diminuir sua autocrítica excessiva, que só te fazia refém de culpas e merecedor de grosserias.

7 comentários:

  1. Missão possivel!!! fase liquida eh um choque necessario! faz vc dar um valo incrivel a fase pastosa...faz vc sentir melhor o gosto da comida....

    fase liquida não eh facil...mas não eh impossivel!!!

    Vale a pena!!!

    PS: aqui mando os links q tinha prometido Dr.

    COMUNIDADE GASTRO CARIOCA:

    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACcsOgLzbPoov9nccqTAde6OodJu__Zg6TO5yzsqxJx4tX7KlfR_37D5upvPyJwkvl3MuOJq7bdVz-P7itZ2QaoAm1T1UHJ7oUpCp1cVFYXADEJwxUXYEcRg.jpg
    Blog dos "organizadores" das trilhas:
    http://www.fuiobeso.blogspot.com/

    http://www.emagrecefrigeri.blogspot.com/

    abçsss Dr.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Arruda, Parabéns!!!
    Estou com dois dias de operado e
    esse seu artigo ta me ajudando muito.
    A fase liquida é difícil, mas longe de ser impossível. Um forte abraço do amigo Iremar.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Arruda meus parabéns pelo texto. Estou no meu 14º dia e me redescobrindo. Não é impossível não para mim, antes de pensar em ser uma fase sofrida tomei uma postura que é uma fase onde estou me adaptando a um monte de coisinhas gostosas liberadas, iogurte, leite, caldinho, gelatina, frutinhas batidas e coadas, muito bom, mas vai ficar melhor.Penso no que posso e não no que não devo. Assim fica mais fácil. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Arruda, estive hoje na consulta, foi muito positiva, as suas palavras me deixaram com mais convicção de tudo aquilo que eu quero, aclarou meus objetivos, minhas metas e me deu uma certeza de que eu posso e devo ir em busca do meu objetivo. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. estou com quase 4 mêses de operada e o dupping apareceu severamente..acho que estou me acostumando e não estou tomando as precauções anteriores...sei que qualquer problema daqui pra frente é culpa minha por isso gosto de me informar.
    seu artigo foi de grande valia eesclarecedor, obrigada!

    Cristina

    ResponderExcluir
  6. MUITO BONS SEUS TEXTOS, DE GRANDE VALIA. EU AINDA NÃO OPEREI, MAIS JÁ ESTOU COM CONSULTA MARCADA COM O MÉDICO CIRURGIÃO. PARABENS, SEUS ARTIGOS SÃO DE MUITA GRANDE AJUDA!OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo artigo. De muita valia! Vai ser muito útil nos primeiros dias após minha cirurgia! Abraços Gabriella

    ResponderExcluir