quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O medo da reengorda.

Para aquele que um dia viveu a condição de obeso mórbido, nada mais compreensível que tenha muito medo de voltar à antiga condição de obeso. A doença é muito perversa e só quem a viveu, ou a acompanhou de perto, pode saber dos sofrimentos que ela impõe.

No entanto, quando esta preocupação acontece no período anterior a 1 ano da sua gastroplastia, torna-se um medo infundado e perigoso, que pode inclusive atrapalhar o seu processo de emagrecimento. Isto porque neste período a tarefa que está colocada é a de emagrecer, e não é justo que você se ocupe da reengorda mesmo antes de concluir a grande perda de peso desejada.

O foco no primeiro ano é chegar ao peso ideal. Engordar é o conhecido, emagrecer é a novidade. Estamos falando de grandes perdas de peso. Temer a reengorda pode entrar no lugar da vivência gratificante do emagrecimento e isto ter um efeito detonador de sua motivação para continuar emagrecendo.

No primeiro ano de cirurgia, com ou sem sua ajuda, seus efeitos agem de forma contundente, impondo restrições muito fortes sobre a sua capacidade de ingesta. Neste período, engordar não está colocado - na pior das hipóteses, mantendo-se sedentário, você poderá parar de emagrecer antes do tempo.

É claro que o efeito restritivo da cirurgia diminui gradativamente, é natural também que sua fome volte. Ela é um importante indicador da necessidade de repor energia. O grande legado deste projeto, no longo prazo, é a saciedade precoce, principalmente para aquele, que sem culpa, saboreia, como gourmet, tudo que ingere, ficando livre do antigo e voraz padrão alimentar.

AAlém disso, você pode fazer do seu medo da reengorda, uma motivação para iniciar sua atividade física. Você não se transformou em um E.T. e precisa como qualquer magro dar conta da equação entre calorias ingeridas e calorias consumidas. Mesmo que engordar seja possível, eventual reengorda no pós, será algo muito diferente do famigerado efeito sanfona , onde se recupera toda perda de peso com sobras, em curtíssimo espaço de tempo.

Você perceberá que o ganho de peso,será de poucos quilos, dando tempo de se reposicionar, seja na ingesta, seja na atividade física. Além disto qualquer empenho que você faça terá resultado. Perder os poucos quilos adquiridos é muito diferente de perder os quilos sob o "efeito sanfona" que você conheceu. Não compare!

Mas se você, por acaso se distraiu, e deixou para se ocupar deste tema quando já estava com um peso significativo maior, não perca tempo. O quanto antes você assumir a necessidade de cuidar de si, melhor. Mesmo que precise de ajuda profissional para isso, garanto que nada estará perdido e suas chances de emagrecer, serão maiores.

O sedentarismo é o grande inimigo, no longo prazo, deste projeto. Sabendo disso, é bom que você se abra para a experiência da atividade física, tão difícil quando se é obeso. Você ganhará duas vezes, usufruindo da química do bem estar que ela promove e da manutenção do peso alcançado.

2 comentários:

  1. O Medo da reengorda mexeu muito com minha cabeça agora estou trabalhando isso com Dr. Arruda e sei que isso não vai acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Eu tive vários dumping, e me sinto preevilegiada, pois tenho ele como um alerta em minha reeducação alimentar, após o emagrecimento e a nova vida, tenho muito medo de voltar a engordar, por isso me controlo na minha alimentação....

    ResponderExcluir