terça-feira, 3 de novembro de 2009

O dia seguinte

O dia amanheceu bonito e radiante, aliás como foi a vida deste grande amigo. Como é duro falar do Dr. Paulo neste tempo de verbo, como é duro perder um amigo. Em pleno luto já percebo, deste encontro que tive o privilégio de viver, aquilo que não se perderá.

Seu amor pelo exercício da profissão, sua sensibilidade e carisma fizeram dele um grande cirurgião. Um profissional inquieto que, de posse de enorme habilidade técnica, procurou estar sempre atualizado, para que pudesse oferecer o melhor para seus pacientes.

Nós agora vamos lhe retribuir, dedicando a ele, que amou a vida e a viveu de forma intensa e vibrante, o brilho das manhãs de sol e de todas as manifestações da natureza que ele amava.

A tristeza é inevitável, faz parte do patrimônio emocional da nossa espécie, mas evitaremos o desespero, a desesperança e o ressentimento, sentimentos a que nosso amigo definitivamente não merece estar associado.

Dedicaremos a ele, isso sim, nosso amor e gratidão, nosso reconhecimento pela sua realização maior, proporcionar o bem, fazendo parte para sempre de um novo ciclo virtuoso na vida de tantos.

Foi uma honra merecer a sua confiança e me esforçarei em continuar merecendo esta responsabilidade.

9 comentários:

  1. Dr. Arruda, como são convenientes as suas palavras... Li o texto imaginando sua voz mansa recitando cada uma delas trazendo conforto ao meu coração e tentando tirar dele o sentimento de desespero, desesperança e ressentimento que desde o dia do atentado estava cultivando. Realmente, o senhor tem razão, o Dr. Paulo não merece que sintamos isso, mas é muito difícil cultivarmos sentimentos nobres quando nos deparamos com um absurdo desses, quando, infelizmente, percebemos que estamos a mercê de bandidos que nos roubam os sonhos, a vida. Imagino a dor de vocês da equipe por perder uma pessoa que era mais do que um colega de trabalho, era um amigo, um parceiro, um anjo. Como é contraditório uma pessoa que salva vidas perder a sua assim tão... estupidamente! Para nós que somos pacientes, não perdemos nosso médico pura e simplesmente, perdemos a pessoa que nos devolveu a vontade de viver, resgatou em nós a auto-estima e deu-nos novamente a vida. Só Deus conhece a gratidão e o respeito que temos por ele e, consequentemente, por todos vocês que também fazem parte desse sonho. Só Deus sabe como nossos corações estão estraçalhados com a notícia de seu falecimento. O que nos resta agora é pedir a esse mesmo Deus nos conforte e nos dê forças para continuarmos na luta contra a obesidade, luta esta que nosso querido dr. Paulo nos ensinou a encarrar com maestria. Realmente, ele não merece que sintamos desespero, desesperança e ressentimento. Não foram esses os sentimentos que ele incentivou em nós. Estejamos vivos para que assim ele continue vivendo em cada coração que o conheceu e o amou desde a primeira consulta. O que nos conforta é saber que ele cumpriu sua missão de salvar vidas e hoje está em um lugar especial. Hoje completei a marca de 30 quilos eliminados e dedico esta vitória a ele. Saudades eternas! Carla Rezende.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr. Arruda, o meu coração também está muito triste, triste porque tenho uma parcela de culpa com o acontecido pq ao inves de eu gritar perante as nossas autoridades eu me calo. E agora sinto a tristeza da perda de uma pessoa tão competente e singela que foi o Dr. Paulo. Nós ex-obesos sabemos o quanto ele foi nao, continua sendo, importante para nós pois ele mudou nossa vida para melhor. Homem íntegro e singelo.
    Tenho que dizer que ele foi um instrumento nas maos de Deus para nos abençoar.
    Lembro-me como se fosse hoje qdo a Unimed nao cobria os hospitais em que ele fazia as operações e aquele dia na reuniao, qdo ele disse isso para mim foi como se alguém tivesse me massacrado. Mas ele com todo amor que teve comigo me abraçou e me disse: "fique tranquila vou dar o meu jeito". E deu o jeito dele juntamente com essa equipe MARAVILHOSA que teve. Mas de uma coisa eu tenho certeza que Deus usou muitooo este homem sem ele perceber.
    Tenho pedido a Deus que mande o Espírito Santo para consolar sua familia e amigos. Não posso deixar de concordar com o que a Carla Rezende descreve acima que ele cumpriu sua missão muitooo bem enquanto esteve aqui na terra e Deus sabe disto. Recordo-me de um versículo biblico que Paulo, o grande apóstolo, disse" "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé" (II Timoteo 4.7).
    Vou guardar para sempre em meu coração o lindo sorriso dele e a toda equipe meus sentimentos.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Carla; e aí vamos fazer uma corrente mais sutil, de bons pensamentos e sentimentos e dedicamos ao inesquecível amigo. Posso te dizer da felicidade do Dr. Paulo pelas conquistas de seus clientes, em vê-los reescrevendo suas histórias livres da obesidade. Sentia-se orgulhoso pelo cliente e satisfeito por fazer parte deste projeto de cada um e de tantos.
    Quero ainda te agradecer pela solidariedade que é algo que comove e consola. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Silvana.
    É justo que você guarde em lugar especial,como o seu coração, esta boa lembrança.
    No seu sorriso eu via seu amor à vida, à saúde e à natureza.Dr.Paulo se nutria de energia de forma exemplar o que o tornava muito caloroso,e como gostava de seus clientes.Era delicado e amoroso com aqueles que estavam em dificuldade e não media esforços enquanto seu paciente não melhorasse.Era estimulante trocar com ele as eventuais dificuldades e realmente vibrante compartilhar as superações.Sem dúvida estamos lembrando de uma pessoa muito querida que merece, como Dr Paulo e Paulo, o versículo de Sâo Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Arruda, tive o prazer de conhecer o Dr. Paulo e ser atendida por ele no dia 23 de agosto, 3 dias antes do atentado. Ele me atendeu com muito carinho e sorridente me deu a notícia de que eu seria operada por ele no Hospital Amparo Feminino. Me mandou fazer os exames os quais já foram concluídos, mas, como Deus sabe de todas as coisas, quem sou eu pra interferir nos planos dele né?
    Realmente, o Dr. Paulo era e sempre será uma pessoa muito ESPECIAL, que ficará guardado com carinho em nossos corações, com aquele sorriso contagiante e positivo. Agora, estou me preparando pra estar com os senhores nas consultas e com a esperança de ser operada por essa Equipe fiel e competente que o Dr. Paulo nos deixou.
    Aí está as palavras da amiga Eliane, sobre a passagem bíblica, em II Timóteo, Paulo falando.
    "Combati o bom cambate, terminei a carreira e guardei a fé." Tudo está consumado neste versículo.
    Ficaremos com aquele sorriso alegre guardado pra sempre. Que descanse em Paz Amigo!
    Que Deus conforte os corações da família e Equipe.!
    *Susie Ferreira*

    ResponderExcluir
  6. É com meu coração extremamente partido, que escrevo sobre o Drº Paulo.
    Há exatos 5 anos atrás tive o prazer de conhecer o Drº Paulo e sua maravilhosa equipe.
    Parece que foi ontem que entrei no consultório e me deparei com ele me dizendo que eu operaria e finalmente seria magra, e nas consultas posteriores chegaria loira e desejando saber mais sobre as plásticas....
    Hoje tenho meu sonho realizado e isso devo a ele e sua equipe.
    Não tenho o que falar dessa equipe maravilhosa. Rosa, Conceição, Drª Andréa, Drº Arruda, entre outros.
    Drº Paulo cumpriu sua missão, ajudou mais de 800 pessoas como eu.
    Peço a Deus que dê o conforto a seus familiares e amigos, e que sua equipe continue com a realização de outros sonhos.

    ResponderExcluir
  7. Prezadíssimo Dr. Arruda,

    usei o seu texto como mote para essa homenagem:

    http://www.admarbranco.com/Paulo_Athayde.pdf

    Ab.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Arruda!
    Gostei muito do Blog.
    Um beijo
    Cida Torneros

    ResponderExcluir
  9. Operei dia 24 de agosto de 2001 em Belem do Pará no Hospital Ofir Loiola tive que pagar pq meu plano não cobriu e hj tivemos vitória com muitos que operam pelo plano na epoca a unimed disia que era estética e hj a obesidade é doença e muitos foram beneficiados pela luta desse homem,que Deus abençoe mais e mais esses médicos que lutam pela causa de pacientes que precisam de solução para melhorar a qualidade de vida nesse pais de tanto sofrimento pela falta de saúde para quem quer viver.

    ResponderExcluir