terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sua grande energia: do medo ao usufruto


Para se chegar a uma obesidade mórbida exista uma condição imprescindível: que você detenha uma grande quantidade de energia pessoal. Até para se conseguir uma alimentação hiperfágica, onde quantidades desproporcionais de alimento são ingeridos e digeridos, são necessárias quantidades enormes de energia.

A obesidade mórbida consome muita energia física, se locomover com tanto excesso de peso não é simples. Da mesma forma consome grande quantidade de energia psíquica, Tentar esconder o que o seu corpo, que não para de engordar, insiste em revelar, consome esta energia. Não é fácil administrar o preconceito que recai sobre os portadores da obesidade.

Esta doença crônica costuma acontecer em detentores de grandes quantidades de energia sem a qual seus principais padrões de comportamento, não seriam possíveis.

Mesmo sendo obrigado a dedicar quantidades extraordinárias de energia para manter tais padrões, ainda assim, encontramos obesos humorados e engraçados, festeiros, aglutinadores e empreendedores , com importantes realizações pessoais. Amigos prestativos, com energia para “animar a festa,”enquanto podem participar dela.

Muito resistente para enfrentar os obstáculos que precisa vencer no seu cotidiano, fica exausto na conclusão das tarefas, com energia disponível apenas para comer. Não quebra fácil, e mostra isso com sua solidariedade com os amigos e sua disposição para ajudar o outro e manter sua auto imagem de “boa gente”.

Admitindo fazer mal, apenas a si mesmo, começa a sentir os efeitos deste comportamento, transformando-se em uma bomba relógio, pronta para explodir.

E este mal, cobrará a conta, minando sua força até encolapsá-la, quando passa injustamente por indolente e acomodado. Nesta hora já “sentiu o golpe” e começa a se sentir um doente que precisa de tratamento. Para uns a resposta é “o efeito leoa”, que enjaulada responde com um recolhimento profundo e desesperançoso. Para outros a resposta é o “efeito onça pintada” que na jaula responde com um comportamento ansioso, de um lado para outro, com um gasto infrutífero da energia que lhe sobra. Quem conhece um efeito pode ainda transitar no outro.

Um dos raros ganhos secundários da obesidade é justamente consumir quantidade extraordinária de energia, que se acredita perigosa e que não deve ficar disponível e livre para “fazer bobagens”, com comportamentos destrutivos. E tem seus motivos para esta crença, porque certamente já assustou, com sua energia intensa, à sua família de origem, pais, tios ou avós, e agora ele próprio é o assustado.

Tem motivos para isso, historicamente já conheceu péssimos usos desta energia e sabe que, correu riscos, até de vida, se expondo a perigos verdadeiros, que agora, por absoluta falta de mobilidade, não está mais exposto. A prisão, que a obesidade representa, protege-o de si mesmo, funcionando como uma camisa de forças que o impede de viver e de se expor. È quando conhece um recolhimento impenetrável, depressivo e envergonhado, que protege, mas também sufoca.

Você, então, suspeita de sua energia, suspeita que ela te trará problemas. Vista como perigosa, ela se torna uma “energia estranha” com vontades e caprichos próprios, que te leva a lugares que você não quer ir.Sempre prevalecendo sobre suas aspirações mais íntimas.Temida, ela não é usada e se acumula, alimentando fantasias que te ocupam, no lugar da vida, que passa ao lado.

De fato esta energia pode te matar e a esta altura você já sabe disto. Ela pode alimentar comportamentos destrutivos e até suicidas. Mas a sua verdadeira natureza é ser uma energia absolutamente neutra. Neutra e disponível para você. È a energia que você detém, e por ser neutra pode estar a serviço da realização de uma vida melhor.

O trabalho psicológico mais importante na obesidade mórbida é justamente abrir portas, fechadas por medo e ignorância. A ignorância de que você dispõe de uma energia que poderá sob o seu comando, ir na direção de seus objetivos.A mesma energia abundante que já te pôs em apuros, pode com o sinal positivo, construir novas situações em que você se sinta mais vivo e vibrante. Mas é preciso experimentá-la sem cerimônia, conhecendo-a melhor.

Mesmo que, historicamente você só tenha feito mal uso dela, perdoe-se, se dando nova chance. Os mestres meditadores do alto Himalaia constatam que não há escuridão, por mais antiga que seja, que resista à chama de uma vela acesa. Acenda esta luz, e com mais clareza, se beneficie pelo tanto de energia que você dispõe para realizar projetos.

Esta energia te fará vibrante, e com possibilidades de gostar da vida, sentindo-se mais pleno para vivê-la. Sem reprimi-la, acolhendo-a, você sentirá esta força, que você pode distribuir democraticamente em áreas fundamentais da sua vida. Todas importantes;
a profissional e acadêmica, a cultural, a afetiva, a amorosa e sexual, a financeira, a física e a espiritual. Não acredite, experimente e se precisar, conte com o suporte psicoterapêutico para isso.

2 comentários:

  1. O grande fato é aproveitarmos essa energia que antes nos sufocava pela obesidade e canaliza-la para grandes feitos de no vida, o tempo é nosso grande aliado nada é feito da noite para o dia a paciencia é a grande virtude desse processo e o mérito é de todos nós que entramos nessa batalha para vencer e conquistarmos nosso verdadeiro espaço não o de doente mas de pessoas com qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr.Arruda,antes de qualquer coisa quero parabenizá-lo pelo bog tão esclarecedor e,certamente muito útil para seus pacientes e demais pessoas interessadas nos temas aqui tratados,valendo ressaltar que os textos estão claros e precisos,escritos numa linguaguem bastante compreensível.
    Apesar de ser sua paciente recente,pois tenho apenas 2 meses de operada,confesso que sinto-me outra pessoa,os resultados que venho obtendo a cada dia traz com eles uma sensação maravilhosa de resgate.Resgate da disposição,da auto-estima,da vontade de viver e é claro,da saúde,esta muito importante e fundamental para as concretizações de muitas outras conquistas e sonhos,antes não concretizados por conta dos efeitos cruéis dessa doença chamada OBESIDADE.
    Confesso ao senhor que nosso encontro no pré-operatório foi encorajador para minha decisão de operar.Senti maior segurança!Mesmo você não sofrendo dos males da obesidade,é capaz de descrever com riqueza de detalhes o que sofre uma pessoa obesa,consegues ser sensível o bastante para capitar os medos,anseios,desejos de seus pacientes.Essa sensibilidade e capacidade de colocar-se no lugar do outro,faz com que o compreenda,portanto, nos gera segurança.
    Desde já quero agradecê-lo pela participação especial e essencial nessa minha...digamos"NOVA VIDA"a qual "ABRACEI"com força!Que Deus o abençoe e continue fazendo-o de instrumento de resgate de tantas vidas que ainda precisam...Um abraço e sucesso em seu trabalho,que álias,deve ser imensamente gatificante!

    ResponderExcluir